Wednesday, January 26, 2005

Artistas

- Tá frio né?
- Tá.
- Dizem que vai ficar pior.
- Ah é?
- Pois é Vi na tv...e minha filha tá gripada já , com a mudança de temperatura.
- Frio é bom.
- Eu não gosto não.
- Hmm.
- É muito ruim...dá uma dor nos ossos desgraçada.
- É ...verdade.
- É. E o teu time? Que vergonha hein.
- Hã?
- Teu time...tá mal no campeonato.
- Não tenho time.
- Ah não...mas não era você que torcia para o...
- Não.
- Devo ter confundido. Enfim. Tá mal mesmo.
- Hmmm.
- Vai um café?
-Não, obrigado.
- Tá gostoso toma. Acabei de passar.
- Já disse que não.
- Ihh...calma rapaz...só to querendo ser amigo. Que bicho te mordeu? Faz três meses que a gente tá no mesmo turno e você não fala muito. Todo fechado assim. Tem que se abrir mais rapaz. Tão novo, cheio de vida e o tempo todo com essa cara amarrada ai. Olha, esse fim de semana eu vou sair pra pescar . Tenho um rancho perto da cidade. Quer ir ? É muito bom...vai relaxar ...esquecer um pouco dos problemas. Faz bem.
- Tá atrasada.
- Que?
- Nada.
- Mas e ai?
- Ai oque?
- A pescaria? Vamos? Fim de semana e tal?
- Tá...tá...
- Que bicho te mordeu rapaz. Todo esquisito. Sempre foi quietão, mas hoje tá estranho demais.
- Chegou.
- Que? Quem?
- Põe na sete.
- Já tá na sete.
- Tá na seis. Liga na sete, merda.
- Ih....calma.Pronto , tá na sete.... ( seu merda !!!)
- Oque você disse?
- Hã ...eu? Nada....nada. Disse que minha mulher quer que eu volte cedo. Como, num turno com horários como esse, eu posso voltar cedo. Não aguento mais aquela velha ranheta . Sabe oque ela queria semana passada? Queria que eu...
-SSHHH. Começou.
- Hã.
- A mulher da sete.
- Mulher da sete? Peraí...ela tá...vou avisar a segurança do setor.
- Não vai não.
- Como é????? Rapaz, esse é teu trabalho e...meu deus...olha oque ela tá fazendo com a ...me dá o telefone.
-Senta ai e cala a boca.
- Se descobrem que não fizemos nada estamos perdidos...Já era o emprego.
- Não vão descobrir nada.
- Ah é? Como você sabe ?
- A mais de sete semanas ela vem fazendo isso. Sempre na sete. A essa hora. Ela quer ser vista. Mas ela quer ser vista por mim apenas, por mim-
- QUÊ???...Sete semanas!!!!....E você não me avisou?
- Você fica na frente disso tanto tempo quanto eu. Não viu não por culpa minha. Não tenho que te ensinar a fazer teu trabalho. Mas se você não viu, talvez é porque não era pra ver mesmo.
- Mas ...como que eu não vi isso?
- Também....fala mais que padre em missa. Se ficasse quieto iria notar.
- Rapaz, é meu jeito eu ...MEU DEUS OLHA AQUILO...EU VOU LÁ PE....
- Fica quieto ai.
- Que?
- Fica quieto , porra!!! Não vai atrapalhar ela não.
- QUE?....A gente vai ser demitido. Abre essa porta. Eu não posso perder esse emprego. Alguém deve ter percebido e vão culpar a gente. Eu já falei , não posso perder o emprego. Me deixa ir lá fazer alguma coisa.
- Você passa o dia todo na frente disso e não percebeu, seu animal rançoso. Ninguém vai perceber. Ela é boa demais pra que percebam. Só vaõ notar alguma coisa se ela quiser que notem. E por enquanto ela está fazendo isso tudo pra mim. Agora cala a boca e deixa ela trabalhar. Tá melhorando cada vez mais. Da última vez achei que ela tinha atingido o auge, não tinha como ser melhor, mas agora parece que ela vai se superar. Tá vendo?
- Você enlouqueceu é??? Não percebe oque ela tá fazendo com a coitada? Pelo amor de Deus , me dá essse telefone e me deixa avisar alguém.
- Já mandei calar essa porra dessa boca se você ainda pensa que vai pescar no fim de semana.
- Já entendi....você é cumplice dela né, seu doente. Seu miser...
- Não sei como euaguento dividir o emsmo ar com você aqui nessa sala tão pequena. Seria bom que me despedissem. Pra não ter que olhar pra essa sua cara gorda nojenta seu velho desgraçado. Nunca a vi na vida até sete semanas atrás. E nunca estivemos frente a frente. Só a vejo por aqui. Por que é assim que ela quer. Ela é tão poderosa. Ela é tão linda, olha só...Não quis atrapalhar da primeira vez. Não sei explicar porque não consegui me mover pra pega-la. Eu sabia que oque ela estava fazendo era horrível, mas naquela hora, tudo que eu queria era ficar aqui...só olhando. Logo de cara percebi que via um artista trabalhando. Ela não faz por maldade. É a arte dela. Uns pintam quadros Outros compõem suas musicas. Ela faz isso. E isso é arte pra ela. Ela gosta de fazer isso. É o seu espírito trabalhando. Vê ? Ela está em transe. Fica cada vez melhor. É de uma beleza tão sutíl, de uma simplicidade tão ...tão complexa, que não sei como ela consegue atingir esse nível. Ela é...é...Ela é perfeita vê. Me emociono , só de vê-la trabalhando.
-Meu Deus homem.....Você tá doente. Não sei quem é mais louco. Você ou ela.
- Louco? Porque eu sou louco. Ou ela? Porque vemos beleza em algo que poucos veêm? Se eu vejo beleza no que vocês enchergam tragédia, então sou um sortudo. Porque sou diferente de você e da maioria? Oque eu considero um privilégio, diga-se de passagem. Eu consigo perceber a beleza em algo que poucos conseguem. Acho que isso faz de mim superior a você...e não louco. Veja, oque é mais belo neste mundo? A vida, certo?Ah, a vida é bela, a vida é maravilhosa, não é oque todo mundo diz? Mas nin´guém dá valor a isso. Ninguém percebe, entende o valor que a vida tem. Mas veja se consegue me entender pelo menos uma vez. Sei que é pedir demais pra um porco inútil como você, mas faça um esforcinho tá. Uma coisa só existe, quando não existe vê? Mais notada quando não está, doque quando está. Uma pessoa que se foi há muito tempo, estará para sempre presente, muito mais doque se estivesse realmente ali. A ausência é a presença. A presença é a ausência. Passe 5 dias sem beber água e verá oque estou querendo dizer. Após 5 dias, você deseja tanto por um gole de água, que quase pode ve-lo, quase pode senti-lo. Você seria capaz de tomar até areia pensando ser água. E , Deus, como acharia isso bom. Agora, quando você tem água em abundância, desperdiça, não vê a importância. O mesmo acontece com a vida. A vida só é vida, quando se encontra com a morte. É no momento da morte que sente-se verdadeiramente, o arrepio da vida soprando em suas costas. Quando ela o deixa é que ela é. É isso que ela está fazendo que todos vejam. Ela é quase uma professora eu diria. A arte dela está na forma como ela traz a morte a cada "obra". Mas na verdade além de artista é uma professora. E sabe oque eu acho? Uma professora precisa de alunos não acha? Ela precisa de um aluno dedicado, na minha opinião.
- Rapaz...abaixa isso...pensa bem no que vai fazer , abaixa is...
- Chegou a hora da lição de casa.
- NÃO ....NÃO.........NÃOOOO.
- E então?...Sentiu a vida?

------------------------------------------------------------------------------------------------

Calma gente...eu não sou nenhum maníaco homicida que voce viu no cidade alerta que anda a solta por ai. Acontece que eu to lendo muito "thrillers" ( se é que se escreve assim) e livros de suspense....fazer oque...fica influenciado.
Enquanto tava escrevendo essas coisas ai em cima eu tava ouvindo :
- Bela Fleck & the Flecktones
"Zona Mona";
"Lover´s leap"
"That old thing".

- Ben Harper & The Blind Boys of Alabama
"Church House Steps"
"Satisfied mind"
"Church on time"
"Take my hand"


Abraços... pra todo mundo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home